A Morte De Ivan Ilicth

18 Jan

            O livro “A morte de Ivan Ilitch” de autoria de Leon Tolstói, é uma novela considerada por muitos críticos como a maior da literatura mundial.

           …”É com profundo pesar que Praskovya Fiodorovna participa a amigos e parentes a passagem de seu estimado esposo, Ivan Ilitch Golovin, membro da Corte Suprema, que deixou esta vida no dia 04 de fevereiro do ano da graça de 1882. O enterro acontecerá na sexta-feira, à uma hora da tarde”…

              A morte é sempre um assunto desagradável e assustador, mas quando li este livro estava vivendo um momento de perda muito difícil em minha vida , e vi retratada algumas passagens de sofrimento da pessoa querida que perdi.

             O que muito me impressiona é a questão do egoísmo humano, da disputa pelo poder, do alívio que alguns sentem na perda de outros por poderem desta forma ,ocuparem cargos sonhados. A vida é uma guerra!

…” foi ele quem morreu e não eu”…alguns comentavam!

…” A história da vida de Ivan Ilitch foi das mais simples, das mais comuns e portanto das mais terríveis.

Era membro do Tribunal de Justiça e morreu aos quarenta e cinco anos.”

            Quando estamos jovens , com saúde, posição social de destaque, vivemos rodeados de “amigos”, mas basta perdermos a saúde ou a posição social, que a vida torna-se um “vazio”, só a família não nos abandona.

Fiz muitos questionamentos lendo este livro de puro sofrimento humano.

            É muito difícil estar condenado à morte e continuar lutando como Ivan, um guerreiro incansável…fraco fisicamente, mas com a alma de um gigante.

…”no fundo do coração sabia que estava indo embora e, longe de acostumar-se com a ideia, simplesmente não conseguia entendê-la.”

Seu enfermeiro Gerassim foi seu grande amigo no período crítico da doença.

           O sofrimento o acompanhou por três dias inteiros, onde lutava contra o desconhecido, a companheira” morte” o rondava sem piedade!

           O livro nos mostra a realidade da vida, os momentos de sofrimento, o encontro com a morte, o medo, a incerteza, os verdadeiros amigos, a fraqueza humana,a luta pelo poder e pela vida!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: